iwais-logo-es

[português] Chamado internacional por um 1º de maio anti-imperialista e em defesa da vida digna

Compartir

facebook icon twitter icon whatsapp icon telegram icon

Há mais de 100 anos que o 1º de maio – Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, dia de luta e celebração – enche as ruas com milhões de pessoas e organizações de movimentos políticos e populares.

O primeiro de maio deste ano de 2020 não será como os anteriores. A imposição das necessárias políticas de isolamento social em função da pandemia do covid-19 nos impedirá de estarmos concentrados e concentradas nas ruas e praças ou até mesmo de realizarmos piquetes nos lugares de trabalho para demonstrarmos aos governos, aos patrões aos bancos e às classes dominantes que somos nós as pessoas que sustentam o mundo.

Nós, organizações e redes internacionais que convocam a classe trabalhadora mundial à realização da Jornada Internacional de Luta Anti-imperialista, não temos dúvidas de que na atual crise sanitária é fundamental evitar o contágio pelo novo coronavírus. Mesmo assim, é imprescindível lutar para que os governos e organismos internacionais sejam obrigados a colocar a vida antes do capital.

Para seguir lutando em meio à pandemia, fomos e somos desafiados e desafiadas a reinventar criativamente nossas ações, especialmente a partir das ferramentas comunicacionais das redes e organizações populares as quais somos parte, fortalecendo a trincheira da batalha ideológica contra nossos inimigos.

Neste 1º de maio reafirmamos que a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores segue viva e ativa, por isso não nos calaremos enquanto a classe dominante tenta fazer da pandemia uma cortina de fumaça para concretizar atrocidades e ataques aos nossos direitos.

Neste sentido, convocamos à todas e todos anti-imperialistas – redes, movimentos, sindicatos, partidos, governantes, parlamentares, intelectuais, artistas e religioso – para levantarem suas vozes neste 1º de maio de 2020, juntando-se a nós, que:

  1. Denunciamos o imperialismo, a tentativa dos governos de direita e das corporações transnacionais de despejarem a conta da crise atual nas costas da classe trabalhadora, são as e os trabalhadores da economia informal as/os que desproporcionalmente sentem o maior peso desta fatura, em particular as mulheres, afrodescendentes, Dalits, migrantes, refugiados e todos os setores da periferia do sistema.
  2. Convocamos a defesa da vida digna, com direito trabalhistas e com direito ao trabalho. O capital tenta descarregar os custos da crise sanitária através de demissões, despejos, cortes salariais aos trabalhadores formais, bem como através do abandono dos milhões de trabalhadores/as informais que não têm renda fixa e nem direitos trabalhistas garantidos. Ademais, sob a dominação do capital, as/os trabalhadores/as do campo estão sob difíceis condições, enfrentando o risco de escassez e seguem produzindo alimentos para sustentar as cidades em quarentena. É urgente continuar construindo as organizações da classe trabalhadora que melhoram as condições de vida e trabalho e que lutam pela emancipação dos povos.
  3. Exigimos que os governos ponham todos os recursos públicos e privados à serviço do controle e alívio dos efeitos desta pandemia, fortalecendo os instrumentos de proteção social que as políticas neoliberais estão destruindo há décadas, principalmente: os direitos trabalhistas e sindicais, as políticas sociais de distribuição de renda, os sistemas públicos e gratuitos de saúde e de educação, com produção pública de ciência e tecnologia, e as políticas de distribuição de terras e de moradias.
  4. Nos solidarizamos com todas e todos os trabalhadores da saúde, que estão colocando suas vidas em risco para salvar milhões de vítimas que estão doentes com o covid-19. Nossa solidariedade com suas exigências pelo aumento do investimento estatal à saúde pública e pelo acesso universal à saúde.
  5. Exigimos políticas de combate ao patriarcado para que as mulheres possam ter uma vida sem violências. A violência doméstica tem aumentado a nível global os períodos de quarentena; todos os governos e movimentos populares têm que confrontar isso. Clamamos pelo fim da violação aos direitos trabalhistas das mulheres; isto é ainda mais indispensável em meio a pandemia, uma vez que 75% dos trabalhadores do setor de saúde são mulheres. Exigimos a reorganização do trabalho doméstico e de cuidado com a responsabilização dos homens, dos Estados e das comunidades pela sustentabilidade da vida.
  6. Exigimos o fim do ataque imperialista dos Estados Unidos contra o governo legítimo de Nicolás Maduro e contra o povo venezuelano. Em meio a pandemia, o governo dos Estados Unidos intensificou o regime de sanções contra Venezuela, acusando ao presidente e outros funcionários de estarem ligados ao narco-terrorismo, propondo um plano absurdo de “transição” para tirar Maduro da presidência e mobilizando tropas e embarcações do Comando Sul próximo às fronteiras venezuelanas.
  7. Exigimos o fim das criminosas sanções políticas e econômicas praticadas pelo imperialismo do governo dos Estados Unidos contra trinta e nova países. Estas sanções são direcionadas, principalmente, contra Venezuela, Cuba e Irã, onde seus povos já sofriam da falta de medicamentos e suprimentos hospitalares antes da pandemia. Além de sofrerem sanções, estes países também enfrentam guerras híbridas por manterem sua independência política, sua soberania e autodeterminação, e por negarem a se submeterem à hegemonia dos Estados Unidos.
  8. Afirmamos nosso compromisso de derrotar a articulação internacional de movimentos neofascistas e de extrema direita, que propagam ódio, xenofobia, racismo, machismo e autoritarismo, e que empreendem uma confrontação econômica, política e ideológica contra a China em nível global, em meio a pandemia.
  9. Chamamos a um profundo e fraterno debate sobre qual modelo de sociedade queremos frente a esta pandemia e aos dilemas da humanidade de maneira ampla. Pelo menos desde 2009 nossa crise não tem tido fim e agora está ainda mais aguda em função da pandemia do covid-19.
  10. Chamamos à construção do internacionalismo, da unidade e da solidariedade entre os povos, seguindo o exemplo dos e das anti-imperialistas que nos antecederam, como também pelos povos valentes de Cuba, Venezuela e China.

Por fim, reafirmamos que, em tempos de pandemia, é fundamental que nos mantenhamos articulados internacionalmente para parar a extrema direita e o imperialismo estadunidense ao mesmo tempo que defendemos a vida, a paz e a justiça social. Temos o compromisso de seguir na construção de uma semana de mobilização anti-imperialista no segundo semestre de 2020.

UNAMOS NOSSAS ESPERANÇAS PARA CONTRUIR UM MUNDO ONDE TODAS E TODOS VIVAMOS DIGNAMENTE!

Jornada Internacional de Luta Antiimperialista

01 de maio de 2020

#WeSustainTheWorld #SostenemosElMundo

INTERNACIONALES

  1. Asamblea Internacional de los Pueblos

  2. ALBA Movimientos – Articulación Continental de los Movimientos Sociales y Populares hacia el ALBA

  3. Asamblea Sindicalistas Foro Europeo

  4. Coordinadora de Sindicalistas de Europa (TUNE- Trade Unionists Network Europe)

  5. FEDIM – Federación Democrática Internacional de Mujeres

  6. Foro de São Paulo

  7. Instituto Tricontinental de Investigación Social

  8. La Vía Campesina Internacional

  9. MAR – Movimento de Afectados por Represas

  10. MMM – Marcha Mundial de las Mujeres

    ÁFRICA

  11. Benín, Asociación los Amigos de Venezuela

  12. Senegal, RND – Red Nacional de Mujeres y el Movimiento Femenino del Partido Panafricanista

  13. Sudáfrica, NUMSA – National Union of Metalworkers of South Africa

  14. Sudáfrica, PAT – Pan Africa Today

  15. Sudáfrica, SRWP – Socialist Revolutionary Workers’ Party

  16. Zambia, SP – Socialist Party of Zambia

    AMÉRICAS

  17. Argentina, Frente Pátria Grande

  18. Argentina, Frente Popular Dario Santillán

  19. Argentina, Movimiento Popular La Dignidad

  20. Argentina, OLP-RL – Organizaciones Libres del Pueblo-Resistir y Luchar

  21. Argentina, Resumen Latinoamericano

  22. Brasil, Capítulo Brasil ALBA Movimientos

  23. Brasil, Capítulo Brasil do Comitê Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos.

  24. Brasil, Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba

  25. Brasil, Levante Popular da Juventude

  26. Brasil, MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens

  27. Brasil, Maria Luiza Franco Busse, jornalista

  28. Brasil, MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

  29. Canadá, Fire this Time Movement for Social Justice

  30. Chile, Fundación Constituyente XXI

  31. Chile, Movimiento del Socialismo Allendista.

  32. Chile, Red de Comunicadores Populares Werken Rojo.

  33. Colombia - Coordinadora Social y política Marcha Patriotica

  34. Cuba, Capítulo Cubano de ALBA Movimientos

  35. Cuba, CMLK – Centro Memorial Dr. Martin Luther King, Jr.

  36. Cuba, CTC – Central de Trabajadores de Cuba

  37. Ecuador, Movimiento Ecuatoriano Alfarista Bolivariano

  38. Ecuador, Movimiento Nacional Campesino - FECAOL

  39. El Salvador, FMLN – Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional

  40. Estados Unidos, Border Agricultural Workers Project

  41. Estados Unidos, CODEPINK: Women for Peace

  42. Estados Unidos, Highland Park Human Rights Coalition

  43. Estados Unidos, Michigan Welfare Rights Organization

  44. Estados Unidos, Moratorium Now Coalition, Detroit

  45. Estados Unidos, National Welfare Rights Union

  46. Estados Unidos, Party for Socialism and Liberation

  47. Estados Unidos, PEP – Popular Education Project

  48. Estados Unidos, Poor People’s Economic Human Rights Campaign

  49. Estados Unidos, Ramón Grosfoguel, University of California at Berkeley

  50. Estados Unidos, The People’s Forum

  51. Estados Unidos, Unión de Vecinos

  52. Estados Unidos, University of the Poor

  53. Estados Unidos, Vermont Workers Center

  54. Guatemala, Alianza Política Sector de Mujeres

  55. Guatemala, CUC – Comité de Unidad Campesina

  56. Haití, Camille Chalmers, director ejecutivo de PAPDA

  57. Haití, Chavannes Jean-Baptiste, Alba Movimientos. Chapit Ayiti

  58. Haití, Juslene Tiresias, Mouvman Peyizan Papay  (MPP)

  59. Haití, Marc Arthur Fils-Aimé, secretario general del Partido RASIN Kan Pèp La

  60. Haití, Meres Jean-Charles, Kowodinasyon Rejyonal Oganizasyon Sidès (KROS)

  61. Haití, Yvette MIchaud, Mouvman Peyizan Nasyonal Kongre Papay (MPNKP)

  62. México, Alternativa Socialista México

  63. México, ANUEE – Asamblea Nacional de Usuarios de la Energía Eléctrica

  64. México, Asamblea de Defensores del Territorio Maya Muuch' xinbal

  65. México, CASALC – Coordinadora de Solidaridad con América Latina y el Caribe

  66. México, Comité 68 Pro Libertades Democráticas

  67. México, Comité Antifascista 4T Patria Grande

  68. México, Comité de Solidaridad Monseñor Romero-México

  69. México, Comité Nacional para la Defensa y Conservación de los Chimalapas

  70. México, Comité Social Popular Tierra y Libertad -Durango Dgo

  71. México, CONJUPAN – Confederación de Jubilados y Adultos mayores de la República Mexicana

  72. México, CONUR – Coordinadora de Usuarixs en Resistencia

  73. México, Coordinación de Pueblos, Barrios Originarios y Colonias de Xochimilco

  74. México, Coordinadora de Pueblos en Defensa del Rio Atoyaca-Veracruz

  75. México, Coordinadora Mexicana de Solidaridad con Venezuela

  76. México, CSR – Coordinadora Socialista Revolucionaria

  77. México, Frente Amplio de Lucha Popular - Oaxaca

  78. México, Jóvenes ante la Emergencia Nacional

  79. México, Juntas Defensivas Universitarias

  80. México, La Vía Campesina México

  81. México, Maderas del Pueblo del Sureste, AC

  82. México, Movimiento Ciudadano en Defensa de la Loma-Michoacán

  83. México, Movimiento de Izquierda Revolucionaria

  84. México, Movimiento de Solidaridad Nuestra América

  85. México, Movimiento mexicano de Solidaridad con Cuba

  86. México, Movimiento Oaxaqueño de Solidaridad con Cuba

  87. México, Mujeres para el Diálogo

  88. México, NCT – Nueva Central de Trabajadores

  89. México, Nueva Constituyente Ciudadana Popular

  90. México, Organización de la Resistencia Civil Luy y Fuerza del Pueblo, Adherentes a la Sexta- Chiapas

  91. México, Organización Nacional del Poder Popular

  92. México, Partido Popular Socialista de México

  93. México, Sección XXII Oaxaca-Coordinadora Nacional de Trabajadores de la Educación

  94. México, Servicio Internacional Cristiano de Solidaridad con América Latina “Oscar Arnulfo Romero”

  95. México, Sindicato Independiente de Trabajadores Ambulantes y Establecidos de Durango

  96. México, SME – Sindicato Mexicano de Electricistas

  97. México, UNORCA – Unión Nacional de Organizaciones Regionales Campesinas Autónomas

  98. México, UPREZ – Unión Popular Revolucionaria Emiliano Zapata

  99. Panamá, Partido del Pueblo de Panamá

  100. Paraguay, OCN – Organización Campesina del Norte

  101. Paraguay, OLT – Organización de Lucha por la Tierra

  102. Perú, Acción Política Socialista

  103. Perú, Capítulo Perú Alba Movimientos

  104. Perú, Juventud Comunista Patria Roja

  105. Perú, La Junta

  106. Perú, Movimiento Comunitario Alfa y Omega

  107. Perú, Mundo Verde

  108. Perú, Norte Progresista

  109. Perú, Todas Somos Micaelas

  110. Puerto Rico, Brigada Juan Rius Rivera

  111. Puerto Rico, Comité de Solidaridad con Cuba

  112. Puerto Rico, Comuna Caribe

  113. Puerto Rico, Frente Socialista de Puerto Rico

  114. Puerto Rico, Jornada: se acabaron las promesas

  115. Venezuela, ABPTAI – Asociación Bolivariana de Productores Textiles y Afines

  116. Venezuela, ACCUMHB – Asociación Civil de Comerciantes Unidos del Mercado Bolivariano la Hoyada

  117. Venezuela, Capítulo Venezuela – Foro Internacional de Víctimas del Conflicto Colombiano.

  118. Venezuela, CIEF – Centro de Investigación y Estudios de Fronteras

  119. Venezuela, Colectivo De Mujeres Afrocolombianas "María Barilla"

  120. Venezuela, Comité Bolivariano Jesús Santrich

  121. Venezuela, Consejo Presidencial de Gobierno Popular para las Comunas

  122. Venezuela, Dra. Maria Páez Victor, board member of the Canadian, Latin American and Caribbean Policy Centre

  123. Venezuela, Ejército Productivo Obrero

  124. Venezuela, FFM – Frente Francisco de Miranda

  125. Venezuela, FPC-UNASUR Espacio Nacional Venezuela

  126. Venezuela, Grupo Talento Petrolero Socialista Revolucionario Bolivariano y Chavista de PDVSA

  127. Venezuela, Izquierda Unida de Venezuela

  128. Venezuela, Juventud Rebelde

  129. Venezuela, Movimiento Feminista Popular Lydda Franco

  130. Venezuela, MUGER – Colectivo Feminista Mujer Género Rebelde

  131. Venezuela, Organización Social SURES

  132. Venezuela, Partido Farc En Venezuela

  133. Venezuela, Plataforma Comunicacional Feminista "La 5ta Ola"

  134. Venezuela, Red de Colectivos La Araña Feminista

  135. Venezuela, Thierry Deronne, cineasta, periodista, de la Escuela Popular y Latinoamericana de Cine, Tv y Teatro, Terra TV

  136. Venezuela - Corriente Revolucionaria Bolívar y Zamora

  137. Venezuela - Movimiento de Pobladoras y Pobladores

    ASIA

  138. Bangladesh, Workers Party of Bangladesh

  139. Malasia, PSM – Parti Sosialis Malaysia (Socialist Party of Malaysia)

  140. Nepal, CP – Nepal Communist Party

    EUROPA

  141. Alemania, DKP – Deutsche Kommunistische Partei (Partido Comunista)

  142. Capítulo Suecia, Dinamarca y Noruega – Red Nórdica de Solidaridad con Venezuela

  143. Cataluña, CUP – Comité de Unidad Popular

  144. Eslovenia, Levica (The Left)

  145. España, IU – Izquierda Unida

  146. España, Izquierda Castellana

  147. España, PCE – Partido Comunista de España

  148. España, Red de Sindicalistas Contra la Crisis de España

  149. Finlandia, Partido Comunista de Finlandia

  150. Francia, Partido Comunista de Francia

  151. Galicia, CIG – Confederación Intersindical Galega

  152. Hungría, ATTAC Hungary

  153. Hungría, Hungarian Szocial Forum

  154. Hungría, Karl Marx Society

  155. Hungria, SZAB – Organizers for the Left

  156. Ireland, CP – Communist Party of Ireland

  157. Ireland, Cuba Support Group

  158. Ireland, Nicaragua Solidarity

  159. Italia, Circulo de Italia-Cuba "Granma"

  160. Italia, Partido de la Refundación Comunista, Izquierda Europea

  161. Italia, Potere al Popolo

  162. País Vasco, Askapena

  163. Paisos Catalans, Itaca (Organització Internacionalista dels Països Catalans)

  164. País Vasco, LAB Sindikatua

  165. País Vasco, Partido Sortu

  166. Rusia, Russian United Labour Front

  167. Suecia, Red Venezuela

    ARAB-MAGHREB

  168. DFLP/Europe – Democratic Front for the Liberation of Palestine – Section Europe

  169. Marruecos, DW – Democratic Way

  170. Palestine, RCHRS – Ramallah Center for Human Rights Studies

  171. Túnez - Tunisian Workers´ Party

  172. Union of the Palestinian Communities, Institutions and Activities/Europe